quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quando lembro-me do momento da anestesia raque, para realizar cirurgia de hemorróida, sinto naúses, a mesma nausea que senti no centro cirurgico, nunca tive medo, mas desta vez fiquei traumatizada, aquela médica cavocando minhas costas, esse é o vocabulário exato, senti-me muito mal, até pedi a Deus para dar-me tranquilidade; e tirei foto quando cheguei em casa.

CIRUGIA DE HEMORRÓIDA – FASE DE RECUPERAÇÃO, SAI DA FRENTE QUE LÁ VOU EU.

Estou indo para a vida, arrumei uma almofada de espuma, coloquei no banco do carro acelerei devagar, e saí para o centro da cidade, preciso respirar ver gente, comprar coisas para o natal, a cirurgia está ótima, estou com pouca dor, parece que o médico fez plástica no meu anus, de tanto que ficou bom, porque venho de  outra cirurgia fístula anal, a qual  foi muito complicada, mas isso é assunto para depois, tomei muito chá de melissa para melhorar meu astral, pois li que ela é anti-depressiva, assisti programas religiosos para entrar em sintonia com  a parte mais alta do universo, e estou muito bem, graças à Deus.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

CINCO DIAS PÓS CIRURGIA DE HEMORRÓIDA ESTOU À UM PASSO DA DEPRESSÃO.

Estou muito angustiada, triste, e com dor, parece que a cirurgia vaza muito; uma água e as vezes sangra e surgiu uma coceira intensa e o retorno com o médico será daqui há 11 dias eu  tenho que me segurar para não entrar em depressão, Estou muito preocupada com o amanhã além do vazio constante.   Estou só,  preciso fazer mil coisas, e sinto-me amarrada, sem contar que o natal esta chegando. Fico o dia todo impotente, preciso dirigir, até tentei, mas senti muita dor. Minha amiga falou que o marido dela operou e para dirigir colocava uma bóia de criança nadar, no banco do carro, mas como irei procurar se tudo é muito longe do centro da cidade

50 HORAS PÓS CIRURGIA DE HEMORRÓIDA , HORA DE EVACUAR.

Liguei o chuveirinho, bem quente, parecia que aliviava a dor, e nada de sair o dito cujo. Muita calma nesta hora, muita dor desisti, não dá mesmo.Andei pela cãs toda massageando a barriga para facilitar o transito intestinal, tomei 02 colheres de leite magnésio, com um copo de água e 02 colheres de aveia bem fininha pelo fato de  ser fibra, esperei mais 02 hora e agora foi, que alívio, saiu rasgando dei um grito, e por fim respirei fundo; graças à Deus, continua saindo água e sangue,mas o médico disse que é normal. Coloquei  um absorvente para observar esta água de carne.Aguardo melhoras.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

QUEM DIVIDE EXPERIÊNCIA, MULTIPLICA CONHECIMENTO.

Se você tem um relato, uma experiência, não deixe de passá-lo porque tem pessoas,que não tem uma fonte  informação, e as vezes a informação, mais simples é que irá chegar no seu destino final. Quando eu estava internada uma senhora de 55 anos  contou-me que há 10 anos,  ela sofria com a doença, e sentia pavor só em pensar na possibilidade de ir ao médico, e só conseguiu ir porque leu no jornal uma reportagem  que falava sobre Hemorróida, portanto veja bem a importância da informação, também sei que não é fácil falar de algo que nos desagrada, mas temos que vencer este medo e começar; eu mesma não admitia para mim mesma que tinha hemorróida, eu falava que estava com uma bolinha no períneo ou um cisto do tamanho de um grão de feijão, porque eu tinha vergonha do que os outros iriam pensar. Eu sempre tive acesso a informação, só que não conseguia tirar a viseira. Deixo um espaço aberto para seu relato pelo fato ser muito importante para as pessoas que buscam informações...bjs.

HORA DE VOLTAR PARA CASA MOMENTO DA DESPEDIDA.

Me senti um pássaro voando para a liberdade, a gente quer esquecer momento de dor, despedi-me das minhas companheiras com o coração na mão,  porque nos momentos  de dor nos unimos as pessoas mais próximas, agradeci o médico, e a enfermagem,saí procurando o elevador, peguei um taxi, e percebi que estou no mundo novamente quase sem amigos, mas em casa minha filha e minha mãe me aguardavam de braços abertos; quase chorei de emoção. Como serão meus próximos dias, como sérámeu natal daqui à 18 dias.  meu orkut esta cheio de recupere-se logo, estou com saudades, e é isso a vida continua linda lá fora.

ALTA HOSPITALAR PÓS CIRURGIA DE HEMORRÓIDA.

ORIENTAÇÕES GERAIS DO MEU MÉDICO;
Alimentação pode comer de tudo;
retorno em 15 dias,
CURATIVO ; Somente água e sabão; e os pontos certamente serão retidos no retorno.GRAÇAS À DEUS ESTOU INDO PARA CASA.

PRIMEIRO BANHO, E O PRIMEIRO XIXI.

Seis horas pós-cirurgia já pode  levantar para fazer xixi, poque se fizer xixi deitada pode molhar o curativo, e a enfermeira não autorizou mexer no curativo, só amanhã, o curativo atravessava o meu bumbum, o esparadrapo estava bem grande e bem colado, e muita gase cheia de sangue, doia-me tudo; fui com dificuldade até o banheiro, respirei fundo, e tudo parecia girar, esperei um pouco, tentando me recuperar, e fiz xixi em pé, não coseguia sentar no vaso sanitário, eu tão fina, cheia de bem querer estava ali a mercê da sorte, fazendo xixi em pé igual uma vaca, e de porta bem aberta, com o soro quase obstruindo de sangue no equipo, meu Deus eu nem me reconheço mais, que situação que a gente pode chegar na vida. Voltei para cama e tudo encomodava-me, as gases do curativo começaram a cair, ótimo porque  comecei a tirar o espardrapo discretamente, pensei se embaixo as gases cairam uma ajudinha, não fará diferença. A noite às 23 horas a enfermeira levou-me ao banheiro, tirou o curativo, e  tomei um banho maravilhoso apesar do frasco de soro  encomodando-me; enquanto isso ela arrumou minha cama tudo no maior capricho, com técnica de cama aberta.Administraram-me dipirona injetavel de seis em seis horas, e profenide IM de oito em oito horas, e senti-me bem melhor, nada de reclamações senão o médico não me deixará ir embora.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Alimentação: fator importante para evitar a Hemorróida.

Tome cuidado com sua alimentação. Evite alimentos gordurosos, condimentados e carnes vermelhas.

Dê preferência a alimentos ricos em fibras como:
- Cereais;
- Frutas;mamão, ameixas.
- Legumes; abobora,cenoura
- Verduras. Repolho, couve
Procure ingerir aveia, que contem fibras, tomar yogurtes, gelatina;etc

- Procure fazer refeições regulares, e mastigue bem os alimentos. Habitue-se a comer todos os dias nos mesmos horários
.

HEMORRÓIDECTOMIA AS PRIMEIRAS HORAS PÓS CIRURGIA.

Quero falar do meu momento, nas primeiras horas pós cirurgia, de volta para o quarto fiquei umas três horas sem sentir minhas pernas; senti um mal estar uma fraqueza que ia e voltava, e muita fome, cinco horas depois chegou um copo de yogurte, somei despejado porque não podia levantar a cabeça, eu abria a boca, meu companheiro despeja e eu engolia, deu-me até mais ânimo. Porém eu não conseguia nem me mexer na cama, parecia que eu estava plantada, administraram-me dipirona no soro e profenide injetável, e eu continuava com dor. As 18:00 horas jantar dieta leve até guardei a receita:
SOPA DE ARROZ COM CENOURA,
01xícara de arroz,
sal,  01 colher de óleo,
Água o suficiente para cozinhar bem cozido,
Rodelas de cenoura
Folhas de alfavaca, posso dizer que o aroma especial vinham das folhas de alfavaca,comer somente uma conha pequena.
Às 20:00 horas 200ml de chá com 05 bolachas água e sal
Essa foi a dieta que ofereceram-me no pós cirúrgico de hemoróidectomia.

UM ÓTIMO ACOLHIMENTO TUDO PAGO PELO SUS.

Cheguei na recepção dia 06 de dezembro de 2010 às 6;00 horas da manhã, e a moça providênciou minha internação; subi de elevador, cheguei em um local amplo tudo bem limpo, e pude observar que a camisola estava impecavelmente bem passada, tudo arrumado com o maior carinho. A auxiliar de enfermagem, muito atenciosa sugeriu que eu escolhesse o leito, escolhi perto da janela com uma vista maravilhosa para a cidade, área de regiões montanhosas. Procurei ficar tranqüila e duas goras depois estava indo para o centro cirúrgico; enquanto ia para o centro cirúrgico observei os corredores e a maca fazia zig-zag em um trajeto muito rápido. O pessoal de enfermagem, lá no centro cirúrgico, conversavam muito alto, sobre coisas banais, e pareciam bem humorados. Eu concentrada no meu mundo,observei bem o ambiente e perguntei se a anestesia seria a raque, e a auxiliar respondeu que “sim”, eu estava confiante pois havia deixado tudo nas mãos de Deus. A médica anestesista tentou cinco vezes e não conseguiu, fiquei muito incomodada e perguntei, porque ela não estava conseguindo, ela respondeu-me que a minha coluna estava muito fechada, e iria pegar uma agulha mais fina. Passei muito mal no momento da cirurgia, tudo rodava, apresentei sudorese intensa náuseas, e por fim vomitei, observei um silencio no ar, todos calados, e alguém me segurava firme, mas tudo que eu precisava era de um lenço pois o suor entrava pelos meus olhos, no qual secou naturalmente, minhas mãos estavam amarradas em uma tábua, enquanto eu permanecia de bruços. A cirurgia levou em torno de quarenta minutos, e eu fiquei mais uma hora na sala de observação pós cirúrgica; toda hora alguém perguntava-me “você esta bem?’, respondia que ‘sim’; depois a médica anestesista falou “ela já esta liberada”. Neste momento é que observamos o quanto necessitamos das pessoas, dois jovens técnicos de enfermagem levando a maca rápido para não perder as forças na rampa de subida, e observei que eles estavam ofegantes, eles até poderiam ser meus filhos, novamente os corredores cor de gelo, o teto branco todo furadinho parecia um queijo, depois o elevador, outros corredores, a cúpula branca e por fim o quarto, colocaram-me no leito, com delicadeza, e tranqüilidade. Meu Deus quantas pessoas cuidaram de mim?

domingo, 5 de dezembro de 2010

MINHA EXPECTATIVA.

Estou muito ansiosa, porque daqui à 10 horas estarei no centro cirurgico, para realizar uma cirurgia de hemorróidectomia; passei o dia todo procurando não pensar no assunto mas agora tudo parece vir à tona, não sei nem se irei dormir direito, porque são quase 22:30, e confesso que o sono sumiu. Minha expectativa é que tudo corra bem, pois esta última semana tirei para pedir a Deus para ir na frente e preparar uma ótima equipe médica, que ele dê tranquilidade ao médico, ao anestesista, e aos auxiliares de enfermagem, sei que estarei bem, conheço o médico, sei que ele é respeitado e trabalha sério, então por este lado procuro estar tranquila, minha preocupação, é quando passar a anestesia e as dores começarem, sei que preciso fazer esta cirurgia logo, porque tenho uma filha  de 13 anos, que ficará com minha mãe de 88 anos. Que Deus cuide delas para mim quando eu estiver no hospital. Já tomei um bom banho, fiz depilação completa das partes íntimas, alimentei-me de frutas, tirei o esmalte da unhas das mãos e dos pés, não usarei batom, tudo para melhor observação  na sala de cirurgia e facilitar a equipe médica, também retirei anéis, correntes,  tudo, já arrumei os documentos; RG, cartão SUS, e minha bolsa, com toalha, camisola, sabonete, pente;etc.